Imprimir ou Salvar em PDF

Print Friendly and PDF

quinta-feira, 16 de maio de 2013

O Mundo e os Outros: reflexo em Mim


Luciano Roriz
            Amigos leitores, vivemos num mundo cada vez mais veloz, volátil e fugaz, de relações, nos orgulhamos de termos criado máquinas que nos põem em tempo real e instantâneo com todos, visível e vencendo toda distância global, mas isto sem se pensar que nos tornamos seres cibernéticos e solitárias como se não tivéssemos a quem contar, a quem compartilhar, a quem fazer feliz, sabendo inclusive que o amanhã poderá não chegar.
            Mas posta esta problemática que afeta as relações humanas nos dias de hoje, pensemos em nós. Ora, se penso assim, mais fácil é igualmente pensar no significado também de nossas vidas.
            E então, um dia, pensando neste significado compreendi que, ao contrário, minha história não é simplesmente minha, ela é o todo em partes de um grande história descrita por Deus, um mosaico cujo brilho advém da lembrança (antiga ou recente) de momentos bons e ruins, de pessoas boas ou por aquelas em que não pude imprimir meu amor.
            Especialmente no lugar onde vivemos, mesmo frente a vida diária de correria, em que estamos imersos no cotidiano (re)vemos pessoas, amigos, conhecidos, alunos, colegas de trabalho, ou até famílias inteiras cujas trajetórias são parte das nossas vidas.
            Isso tem a ver com um pequeno texto escrito nos idos de 2004, em trabalho na UEG de Inhumas intitulado: “Eu e o Outro – Reflexões sobre o Trabalho Docente”. Parece até uma questão filosófica, mas é certo que nossas ações acabam por ter reflexo no mundo e pessoas com quem convivemos, e a recíproca também é verdadeira.
            Minha existência só tem sentido porque outros a fizeram: meus pais. Na escola, temos nossos percalços, mas usamos de nossas inteligências, e só podemos ser bem avaliados porque à frente, as mestras nos tem conduzido a um bom saber. Até mesmo nossos filhos quando nascem, só o fazem pelas seguras mãos de outros personagens neste contexto (a equipe médica).
            Repare: vivemos sempre em equipe. Ao final se chega a uma prática e exata conclusão: o eu só existe de fato como resultante da relação que empreendemos com o outro, este é um processo que leva tempo. Um governante ou líder só chega ao poder pela ação de seus partícipes e só também governa pela adesão de uma base que lhe confira sustentabilidade. Ninguém chega ao sucesso, a um objetivo (qualquer que seja) sem a presença, ação ou contributo do outro em nossas vidas.
            A exemplo disto, o ensino antes tão tradicional, hoje se converte no binômio ensino-aprendizado, porque as teorias educacionais perceberam que ninguém só ensina ou só aprende, há pois uma maravilhosa relação de intimidade, quase indissociável entre  o professor que aprende ensinando tanto quanto o estudante que ensina aprendendo.
            Esse fato é tão concreto em nós seres humanos que, a priori, dentro de nossa própria existência encontramos o mesmo sentido,a mesma resposta, o sentido da vida, esta vida em grupo, equipe, em sociedade, em família. Esta vida que não tem um fim em si somente, porque detém sua continuidade em quem? No outro, e assim se faz o Ciclo da Vida, da natureza, do Cosmo, do universo porque até para se chegar a nossa origem espiritual, ao Nosso Criador, não vamos sozinhos, precisaremos de Jesus pois, segundo as Escrituras Sagradas, “Ninguém vai ao Pai senão por mim”.
            E se lembre de que ninguém se faz por si ou é só, sempre haverá o outro a contribuir para a construção de nossoser ou estar no mundo, é por isso que o mundo e os outros tem reflexo em mim, tal como sinaliza o título deste diálogo. Boa semana de trabalho !!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário